Educação Infantil
A educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Lei n° 9.394/96, art. 29).
Papel da Família
O papel da família é fundamental, pois é ela que transmite os primeiros valores que preparam os filhos para a vivência em sociedade. A escola, então, deve ampliar as ações desenvolvidas na família, trabalhando em parceria, pois, juntas, devem construir uma relação de diálogo, estabelecendo sintonia, na qual a construção de cada parte seja acolhida e respeitada, em benefício do desenvolvimento integral da criança.
Vivências Cotidianas
Atendendo ao compromisso de cuidar e de educar, é proporcionada para a criança a capacidade de interagir e vivenciar situações cotidianas com liberdade, criatividade, cooperação e solidariedade, proporcionando o desenvolvimento da sua identidade e emancipação.
Organização Curricular
A organização curricular da Educação Infantil do CENSGRA se estrutura de forma complexa e multifacetada, ou seja, componentes curriculares, eixos e projetos, garantem o desenvolvimento da aprendizagem e a continuidade para que ela aprenda ao longo da vida.
Estrutural
Creche
• Maternal II: 2 anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano de ingresso.
• Maternal III: 3 anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano de ingresso.
Pré-escola
• 1º período: 4 anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano de ingresso.
• 2º período: 5 anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano de ingresso.
Sistema de Ensino Uno Educação
O UNO educação é um projeto educacional completo que contempla soluções integradas e tecnológicas que promovem o desenvolvimento de competências e habilidades. Diferente das propostas focadas apenas em conteúdo e resultado, nosso projeto transforma a realidade escolar, por meio da educação com propósito.
Tudo começa na Primeira Infância. E esse é o período essencial para a formação do indivíduo, a construção da identidade, os padrões mentais e a base para a socialização. Aqui, alimentamos a criança com experiências significativas, envolventes e sensoriais, apresentando para ela o mundo de forma lúdica e divertida.
Recursos Curriculares
Livro de atividades impresso + versão digital com multimídias.
Livro de histórias e poemas relacionados às atividades do livro do aluno.
Livros digitais de histórias infantis.
Cantigas - Recurso para a ampliação do repertório dos alunos.
Histórias Clássicas- Cinderela, João e Maria, Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho.
Parlendas e Trava-Línguas- Recurso para a ampliação do repertório dos alunos.
TRAJETOi- Recurso elaborado segundo a Matriz UNO que, por meio de temas, explora os direitos de aprendizagem e os campos de experiência da BNCC. A partir do G5, apresenta propostas de atividades maker.
Horários
• Vespertino: 13h às 17:30